As quatro fases da liderança

Tornar-se um líder é bem parecido como investir com sucesso na bolsa de valores. Quem espera ganhar uma fortuna em um dia não será bem sucedido. O mais importante é o que se faz em longo prazo. O segredo do sucesso está nos compromissos assumidos dia após dia. Se você investir de forma contínua no desenvolvimento de sua liderança, permitindo que seus “recursos” aumentem, o resultado será inevitavelmente, o crescimento com o passar do tempo.

Quando ensino sobre liderança, as pessoas geralmente perguntam se há líderes natos. Eu respondo sempre que, embora sejam verdade que exista quem nasça com talentos naturais maiores do que os de outros, a capacidade de liderar é, na verdade, um conjunto de  habilidades que quase todas podem ser aprendidas e aperfeiçoadas. Entretanto, esse processo não acontece da noite para o dia.

 

Liderança e sua complexidade

A liderança é ago complicado. Tem muitas facetas: respeito, experiência, força emocional, habilidades pessoais, disciplina, visão, dinamismo, momento certo para agir e etc. Como se vê, muitos fatores em jogo na liderança são intangíveis. Essa é a razão por que se requer tanta maturidade de um líder para que seja eficaz.

 

Quer você tenha ou não uma grande habilidade natural para ser um grande líder, é bem provável que o seu desenvolvimento e progresso ocorra de acordo com as quatro fases abaixo:

 

Primeira fase – Não sei o que não sei

A maioria das pessoas não consegue reconhecer o valor da liderança. Acreditam que seja apenas para alguns, aqueles que estão no topo da escala empresarial. Não tem idéia das oportunidades que perdem quando não aprendem a liderar.

 

Segunda fase – Sei o que não sei

Normalmente, em algum momento na vida, somos colocados em uma posição de liderança somente para olhar ao redor e descobrir que ninguém está nos seguindo. É nesse momento que passamos a perceber o quanto precisamos aprender a liderar. E, sem dúvida, nesse momento que  o início do processo se torna possível.

 

Terceira fase – Desenvolvo-me e aprendo, e isso começa a aparecer

Quando você reconhece sua falta de capacidade e dá inicio a disciplina diária do crescimento pessoal na liderança, coisas interessantes começam a acontecer.

 

Quarta fase – Avanço simplesmente por causa do que sei

Quando estiver na 3ª fase, você poderá ser muito eficaz como líder, mas terá de pensar em cada movimento que fizer. No entanto, ao chegar à 4ª fase, sua capacidade de liderar será quase automática. É nesse momento que experimentará a maior recompensa do mundo. Entretanto, a única maneira de chegar a essa fase é reconhecer o processo e pagar o preço.

A liderança é algo que se desenvolve dia após dia, e não de uma só vê. Isso é uma realidade. A boa notícia é que sua capacidade de liderança não é estática. Independente de seu ponto de partida, você sempre será capaz de melhorar. Isso acontece até com quem já estreou no palco mundial da liderança.

Outros artigos de interesse