Como conseguir um emprego

Com as facilidades proporcionadas pelas tecnologias, são inúmeras as ferramentas disponíveis hoje na internet para auxiliar um candidato a conseguir um emprego.

Os currículos podem ser cadastrados em sites de empregos, você pode contar também com os classificados de empregos existentes, além das redes sociais voltadas para este fim como o Linkedin. Toda essa interação por meio de ferramentas eletrônicas amplia o território que você pode alcançar para colocar seu currículo a disposição dos recrutadores e quanto mais currículos distribuídos, melhor.

Conheça mais a respeito dessas ferramentas, escolha sua forma preferida e entregue seu currículo tendo acesso a muitos anúncios de emprego.

 

Fique atento às diversas formas de trabalho

Além das possibilidades de emprego efetivo (formal com carteira assinada) e em empresas privadas, existem outras modalidades como concursos públicos, estágios, jovem aprendiz, programas de trainee entre outros trabalhos temporários.

Diversos profissionais focam na busca de concursos abertos em sites de referência e dedicam tempo de estudo para iniciar sua carreira em órgãos públicos.

Outras oportunidades como ser jovem aprendiz e fazer estágio também estão disponíveis em sites de empregos online e oportunidades de emprego no LinkedIn.

 

Como fazer cadastros?

Bons sites como o Portal de Vagas do Ceará e o IAPEB estão disponíveis para que você cadastre seu currículo e tenha acesso a inúmeras vagas de emprego. A vantagem está na rapidez e em poder ter acesso a muitas vagas em um só lugar.

Outro ponto especial é se eventualmente você busca vagas em municípios próximos ao seu ou ainda se tem interesse em mudar-se para cidades com propostas diferentes da que mora atualmente (mais urbanas ou mais rurais).

Vale lembrar que ao escolher os sites em que vai se cadastrar é importante verificar se o site é confiável, afinal suas informações pessoais precisam ser preservadas.

Os cadastros variam de acordo com o site de empregos, mas em geral você vai precisar dedicar algum tempo para que os dados sejam todos preenchidos e com um cadastro bem completo você consiga uma classificação adequada para atrair um recrutador.

 

Redes sociais

As redes sociais são canais concretos de comunicação e aproximação, o que também é válido profissionalmente. Entre as redes sociais preferidas para criar e manter contatos profissionais está o LinkedIn.

Completamente voltado para as relações corporativas a ferramenta é bem frequentada por recrutadores de diversas áreas e grandes empresas.

Provavelmente a principal vantagem de usar redes sociais está em conhecer melhor sobre a empresa de interesse e não apenas procurá-la quando se busca um emprego. São contatos que são alimentados ao longo do tempo.

 

Vantagens para a empresa

Especialmente em um cenário de crise, empresas buscam reduzir custos em todos os processos possíveis, e com a parte de recrutamento de candidatos não poderia ser diferente. Para tanto os sites de emprego e classificados do dia têm se apresentado como bons aliados.

São canais atualizados com grande frequência e em sua maioria sem custo para a empresa (em alguns casos haverá algum valor para os candidatos então deve-se fazer uma análise de custo benefício, escolhendo sites confiáveis e com qualidade).

Com o uso dessas ferramentas simultaneamente você estará trabalhando sua visibilidade de forma rápida e ágil. Considere esses canais de comunicação como meios para atingir o maior número possível de empresas e chances de conseguir uma entrevista, mas lembre-se da qualidade.

Outros artigos de interesse