Como fazer um currículo que se destaque

O currículo é uma importante ponte de contato entre o recrutador e o candidato por tanto essa etapa do processo de busca por um emprego é especialmente importante. Currículos não possuem grandes atrativos visuais exceto algumas profissões que permitem o uso de portfólios para amostra de trabalhos já realizados, para as demais a ferramenta utilizada é mesmo o currículo.

Fazer um currículo que se destaque exige atenção e cuidado afinal empresas recebem cadastros e currículos diariamente e praticamente todos seguem uma mesma formatação. Conheçaalgumas possibilidades de incrementar e desenvolver um bom currículo.

 

Por onde começar?

Escolha um modelo de currículo que deseja seguir, dê preferência aos que organizam as informações de maneira objetiva, mas que tenham relação com sua fase atual de carreira profissional. Se você está iniciando, busque modelos de currículo para primeiro emprego e se você já for experiente ou possui muitos anos de trabalho, busque um currículo mais estruturado.

Uma vez que tenha escolhido o modelo que seguirá, vamos aos diferenciais para que você consiga se destacar.

 

Resumo de qualificações profissionais

Utilize a denominação “Resumo de qualificações profissionais” para contar um pouco mais sobre você. Na ausência desse campo os currículos ficam muito impessoais. O campo pode funcionar como um espaço para que você exponha seus feitos superando desafios nas empresas em que trabalhou ou ainda conquistas na sua trajetória profissional.

Para os candidatos que são de áreas e funções operacionais, é possível expor neste espaço um pouco das técnicas e conhecimentos relacionados à vaga que está se candidatando.

Caso o modelo de currículo que escolheu não conte com este campo, acrescente, pois ele faz diferença.

 

 Experiências Profissionais

Siga uma linha cronológica decrescente, iniciando da experiência atual ou última experiência profissional até a mais antiga.

Neste ponto é importante frisar a necessidade de selecionar as experiências que irão compor seu currículo. Nem todas as experiências profissionais que já teve, terão relação com a vaga que pretende conquistar.

Você deve ter como objetivo a personalização das descrições, voltando-as para cada vaga à que se candidata.

São duas situações:

Você pode ter um único currículo e distribuí-lo aleatoriamente aguardando o contato das empresas, inclusive há possibilidades de cadastrar currículos gratuitamente em algumas plataformas na internet, mas também pode escolher as empresas e funções que deseja ocupar e buscar em suas experiências profissionais as atividades que se relacionam com a mesma. Feito isso dê o devido destaque nas descrições do currículo.

 

Informações Complementares

É um campo que pode ser acrescido no final do currículo como um bônus para você vender seu peixe, afinal seu perfil profissional não é feito somente de empresas que você já trabalhou e possíveis cursos e graduação. Você já ganhou algum prêmio na área que pretende atuar ou por se destacar em alguma qualidade sua? Participou de palestras, ajudou a organizar eventos ou faz trabalho voluntário? Não possui curso de informática mas tem habilidades com o pacote office? Inclua o campo em seu currículo e enriqueça-o com seus conhecimentos.

 

Cuidados com o Currículo

Uma vez que você já escolheu o modelo de currículo adequado para sua situação, incluiu alguns campos e adaptou-o para seus objetivos, conheça alguns cuidados para sua finalização:

  • Conte apenas a verdade, entrevistadores são curiosos e se você for selecionado por seu super currículo, mas não tiver o conteúdo que descreveu sobre si, a frustração será maior;
  • Capriche na apresentação do currículo, quem sabe um envelope para colocá-lo ou papel mais elaborado para imprimi-lo e, principalmente o cuidado para não sujar e amassar, isso depreciará sua imagem;
  • Na formatação, utilize de funções como negrito, variações no tamanho das letras, mas não cometa excessos. Currículos são documentos que seguem uma linguagem formal;
  • Mantenha todas as informações em no máximo duas páginas, vale a dica de ser objetivo e claro.

Dedique-se para criar um currículo que se destaque, essa etapa é importante para que você consiga um emprego. Na parte de distribuição, cadastre seu currículo em sites de referência, envie por e-mail e invista também na entrega pessoalmente. Os desafios são muitos, porém são comuns para quem busca um emprego e desenvolvimento profissional.

Outros artigos de interesse