Como utilizar o Objetivo Profissional a seu favor

Na hora de criar seu currículo profissional, muitos candidatos se perguntam a respeito de como preencher o campo “Objetivo Profissional”. O intuito é escapar das descrições generalizadas que não expressam nenhum diferencial em meio à tantos outros currículos.

O campo é importante para o recrutador no momento de selecionar os candidatos para as entrevistas e, uma vez reconhecida sua relevância vale a atenção e dedicação no momento de definir de fato seus objetivos profissionais.

Separamos algumas informações sobre o que é, como utilizar e o que colocar em objetivo profissional no currículo, entenda mais e otimize seu currículo profissional.

 

O que é objetivo profissional?

Quando se trata de currículo, o campo refere-se ao espaço destinado para você informar suas expectativas, intenções em relação ao cargo pretendido e atrair recrutadores com a descrição de suas possíveis contribuições para a empresa. O campo não é obrigatório, mas se bem utilizado poderá nortear o recrutador sobre o seu perfil e possíveis evoluções a serem alcançadas mediante a sua contratação.

 

Como utilizar o campo “Objetivo Profissional” no currículo?

Lembre-se que o currículo profissional é um documento que proporciona o seu contato com um futuro empregador, portanto as informações precisam ser claras, atrativas e assertivas.

Ao mesmo tempo em que as empresas têm um objetivo(neste caso se traduz em um perfil profissional traçado e pensado para uma vaga específica), você terá suas aspirações acerca da vaga, da empresa e da oportunidade em geral. O recrutador fará o cruzamento dessas informações verificando se suas expectativas estão alinhadas com o que a empresa precisa e poderá oferecer ao futuro colaborador.

Informe em qual área e de que maneira deseja atuar. Lembre-se de ampliar suas oportunidades: Se você descrever em objetivos profissionais seu interesse em uma função como, por exemplo, “Atuar como recepcionista”, você estará limitando suas possibilidades de contratação ao cargo na recepção. Neste caso o ideal é utilizar “Atuar no auxílio de rotinas administrativas nas áreas de atendimentos ao público em geral”

Você pode e deve ser breve, espera-se encontrar um texto de uma ou duas linhas neste campo do currículo.

 

Dicas sobre como preencher o objetivo profissional

Para definir seu objetivo profissional siga a seguinte checklist:

  • Reflita sobre a fase de sua carreira profissional: Iniciante, experiente, muito experiente?
  • Se ainda não se interessa por alguma profissão específica ou tem interesse em mudar de área, com qual setor, ou atividades se identifica mais?
  • Seja sincero consigo mesmo, não há necessidade de concorrer às vagas que não são para o seu perfil e realização plena profissional (salvo se ainda não souber o que quer);
  • Seja breve, aponte a área de atuação e algumas atividades que tem interesse em executar;

Não utilize frases generalizadas que se encaixam em qualquer tipo de currículo independentemente do tipo da vaga de trabalho, veja alguns exemplos:

Contribuir para os objetivos da empresa com dedicação e comprometimento
Atuar com responsabilidade e em equipe para contribuir com meu crescimento profissional e crescimento da empresa

A reflexão vem no sentido de permitir uma descrição consciente de seus objetivos profissionais, de nada adiantará se utilizar de cópias de frases uma vez que o resultado poderá te guiar para uma função indesejada ou pior, tornar seu currículo apenas mais um.

  • Utilize seus objetivos profissionais para adequar as demais informações no currículo. Ao longo da carreira as pessoas ganham experiências em diversas áreas e tais informações devem ser expostas com base no objetivo atual, dessa forma as diversas partes do currículo se complementarão.

Siga essas dicas e dedique-se na criação de seu currículo, ele é seu cartão de visitas e responsável por uma boa parte da impressão que a empresa terá sobre suas qualidades profissionais. Já sobre o campo de objetivos profissionais, caprichar e ser sincero aumentará as chances de você alcançar suas reais expectativas.

Gostou do artigo! Então compartilhe com seus amigos.

Outros artigos de interesse