Introdução a liderança

Liderança é a arte de gerenciar pessoas, assim como a atividade de atrair seguidores, influenciar e persuadir de forma positiva pessoas e comportamentos, tendo a responsabilidade de planejar, monitorar, direcionar e orientar, e tem papel fundamental relacionado à motivação, pois o líder eficaz sabe como motivar sua equipe. O líder tem a necessidade de buscar meios em que os colaboradores se sintam motivados e envolvidos com suas obrigações, trazendo inovações, criatividade e buscando favorecê-los de maneira que alcancem conquistas e atinjam alvos surpreendentes.

As empresas precisam de líderes em todos os níveis, para que alcancem melhores resultados, o líder deve incentivar o envolvimento de todos da equipe para que saibam da sua importância para a organização e ser o facilitador, valorizando seus funcionários como parceiros, usando suas habilidades no envolvimento de todos no processo e a principal ferramenta gerencial no convívio com pessoas é a liderança.

A liderança envolve um conjunto de influências, exercidas através de um processo de comunicação, com vista à obtenção de determinados objetivos específicos como conduzir as ações ou influenciar o comportamento de outras pessoas, por este motivo algumas empresas tem como estratégica o gerenciamento de um sistema de sucessão de cargos, tendo em vista alguns imprevistos como demissões e aposentadorias, buscam a formação de novos líderes.

 

Liderança

A princípio, para que as pessoas trabalhem com satisfação e realização profissional elas necessitam de liderança, já que constitui uma grande necessidade de trabalho em equipe e para que isso de certa forma funcione e haja uma excelente produção de resultados satisfatórios, o gerente precisa desempenhar muitas funções ativadoras e dentro deste, sobressai a então liderança. O gerente deve então saber como liderar as pessoas e administrar as diferenças entre elas, assim a liderança se torna necessária em todas as atividades e em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas.

O líder nem sempre é um gerente ou um dirigente, na realidade eles devem estar presentes no nível de gerência, sendo assim, estando em todos os níveis da organização, toda empresa necessita de um bom líder em todos os níveis hierárquicos e em todas as áreas de atuação, contudo, o ponto mais crítico da gerência acaba sendo o da liderança e é neste nível onde são decodificados os objetivos e necessidades da empresa.

As organizações precisam de líderes e administrações eficazes para assim atingir um nível elevado de eficácia, também precisam de líderes que desafiem o status quo, criem visões de futuro e sejam capazes de inspirar os membros da organização para realizar essas visões, entretanto, precisam também de gestores capazes de elaborar planos detalhados, criar estruturas organizacionais eficientes e gerenciar as operações.

Liderança é um estabelecimento de orientação pois desenvolve estratégias que produzirão as mudanças necessárias, é alinhamento de pessoal através da direção com palavras e ações, de modo que a equipe compreenda a visão e estratégias, liderança ainda é motivação e inspiração, é injeção de animo nas pessoas para que elas superem as expectativas, alcancem melhores resultados e satisfaçam suas necessidades pessoais.

Define-se que, uma liderança ideal exerce influência sobre um conjunto de pessoas, conduzindo suas percepções em direção aos seus objetivos, devendo ajudar o grupo a atingir as metas e resultados esperados. A liderança diz respeito ao gerenciamento da mudança, pois os líderes mais eficazes estabelecem direções, engajam pessoas na direção que possuem no futuro e os inspiram a superar os obstáculos, ainda oferecem condições favoráveis para um melhor desempenho das tarefas e alteram o estilo de comportamento frente às necessidades de seus liderados.

Gostou do artigo! Então compartilhe com seus amigos.

Outros artigos de interesse