O que é Hotelaria

A hotelaria está intimamente relacionada ao turismo, setor que hoje, enquadra-se em uma das mais poderosas indústrias do mundo, tendo uma demanda expressiva de funcionários com formações diversas para atuar amplamente em busca da satisfação do consumidor.

Por ser uma área do turismo muito diversificada, a hotelaria inclui atividades e serviços variados. Entre eles, podemos destacar serviços de:

  • Alojamento;
  • Alimentação e bebidas;
  • Animação e lazer;
  • Segurança;
  • Relações públicas;
  • Comercial e marketing;
  • Administração e financeiro;
  • Entre outros.

Entre os diferentes serviços, podemos destacar o setor de recepção, designado ao profissional recepcionista de hotel, pois a partir deste setor o cliente passa a ter uma visão generalizada do hotel, podendo ser considerado desta forma, o cartão de entrada para uma boa ou má impressão.

Além disso, o setor de recepção é responsável pela primeira imagem concreta da empresa perante seu hóspede, pois realizará o primeiro atendimento ao cliente e ainda irá apresentar todos os serviços disponíveis do hotel.

Quanto ao exercício dessa função, o ideal é contratar funcionários que tenham pleno conhecimento dos produtos e serviços do hotel, assim como demais informações e ocorrências do mesmo. Logo, o profissional deve ser qualificado e, principalmente, interessado a executar seu papel com eficiência, assim, torna-se um dos pontos visíveis para o marketing pessoal, colaborando para uma recepção bem organizada.

Atualmente, a hotelaria inclui uma série de meios de hospedagens que facilita a procura do turista por estabelecimentos ligados a sua condição financeira. Isto porque, encontrar em qualquer lugar alojamentos e estabelecimentos de todos os tipos não é mais uma restrição como era nos tempos da Idade Média, em que a hospedagem era trocada por mercadorias e instalada em estábulos, juntamente com os animais. Vejamos com mais detalhes a evolução histórica da hotelaria no tópico seguinte.

 

Definição de hotel

A palavra hotel, utilizada pela primeira vez na França, deriva do latim hospes, que significa pessoa acomodada e de hospitium, que significa hospitalidade. Este termo substituiu taberna e pousada. Devido à influência francesa, generalizou-se nos demais países.

Hotel pode ser definido como um estabelecimento de caráter público, destinado a fornecer uma série de serviços e deve estar orientado a três grandes objetivos:

  • Ser uma fonte de receita;
  • Ser uma fonte de emprego;
  • Oferecer um serviço à comunidade.

Hotel é o termo mais generalizado para os estabelecimentos de hospedagem, embora existam outros que serão detalhados nesta unidade.

Gostou do artigo! Então compartilhe com seus amigos.

Outros artigos de interesse