Tirar carteira de trabalho em Itapetininga

Tirar carteira de trabalho em Votorantim

A Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS é um documento obrigatório para todos os trabalhadores brasileiros, independente da sua área de atuação, seja ela indústria, comércio, agricultura, pecuário ou meio doméstico. Ela serve como comprovante para a relação empregatícia e contém cláusulas importantes que estão presentes no contrato de trabalho, assim como dados que de interesse da Previdência Social.

 

Quem pode tirar a carteira de trabalho?

A partir dos 14 anos de idade, todo cidadão brasileiro nato ou naturalizado pode tirar a sua carteira de trabalho. Isso é permitido, pois a legislação trabalhista prevê a possibilidade de adolescentes trabalharem a partir dessa idade sob o contrato de aprendizes. Os estrangeiros residentes no Brasil também podem tirar sua carteira do trabalho.

 

Onde tirar a carteira de trabalho?

Os cidadãos brasileiros podem tirar sua carteira de trabalho gratuitamente em qualquer um dos postos emissores que estão disponíveis em 3.900 municípios do País, entre eles as Superintendências Regionais, as Gerências ou Agências do Ministério do Trabalho, os Postos do SINE – Sistema Nacional de Emprego ou os postos das prefeituras.

Para tirar a carteira do trabalho, os trabalhadores precisam agendar com antecedência uma data e horários no posto emissor de sua preferência. Todas as agências do Ministério do Trabalho operam com o Sistema de Atendimento Agendado – SAA, visando facilitar o atendimento aos trabalhadores. Portanto, o agendamento para tirar a carteira de trabalho deve ser feito pelo site do SAA: http://saa.mte.gov.br.

 

Quais são os documentos necessários para tirar a carteira de trabalho?

Para fazer a 1ª via da carteira de trabalho, é necessário comparecer ao posto emissor com os seguintes documentos:

  • Documento oficial de identificação civil que tenha o nome do trabalhador; data, cidade e estado de nascimento; filiação; e nome e número do documento com órgão emissor e data de emissão;
  • CPF – Cadastro de Pessoa Física;
  • Comprovante de residência com número do CEP;
  • Comprovante do estado civil (Certidão de Nascimento, se solteiro, ou de Casamento, se casado).

 

Quais são os documentos necessários para tirar a 2ª via da carteira de trabalho?

Nos casos de perda, furto, roubo ou extravio, é possível tirar a 2ª via da carteira de trabalho. Para isso, é necessário comparecer ao posto emissor com os mesmos documentos apresentados no momento de tirar a 1ª via mais:

  • Documento que comprove o número da via anterior;
  • Boletim de ocorrência – nos casos de perda, furto, roubo ou extravio.

 

Endereço do Ministério do Trabalho em Itapetininga

Endereço: Rua Higino Rolim Rosa, 85 - Vila Rosa
Cidade: Itapetininga
Estado: SP
Cep: 18200-600
Tel: (15) 3271-7303 / 3272-6497
Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Outros artigos de interesse

Leave a Comment